segunda-feira, 22 de março de 2010

Setor de comunicação também tem seu guia de sustentabilidade

O envolvimento de empresas na constante busca por soluções sustentáveis para os problemas enfrentados pela sociedade é uma demanda real da atualidade. Quando uma empresa aceita o desafio da sustentabilidade ela é responsável por todos os seus setores - inclusive o da comunicação.

O guia de comunicação e sustentabilidade surgiu para preencher um vazio da comunicação brasileira - ter um documento que estabeleça diretrizes para uma produção qualificada de comunicação sustentável. Seu principal objetivo é proporcionar aos comunicadores informações que sirvam como base para que as relações e os processos de comunicação sejam tratados de uma forma sustentável em suas empresas.

O guia foi inspirado numa pesquisa realizada pelo CEBDS com as 25 empresas associadas, em outubro de 2008. Tal pesquisa indicou um alerta: 100% dos consultados responderam que as empresas brasileiras precisam estar mais atentas ao desafio de comunicar a relação de seu negócio com a sustentabilidade, e também sentiam a necessidade de uma publicação adequada à realidade corporativa.

Informação, mudança e processo

Para fazer o guia, o CEBDS se inspirou no triple bottom line, uma forma de analisar os resultados de uma empresa sob a ótica de aspectos sociais, ambientais e econômicos - o tripé da sustentabilidade. E inovou sugerindo as "Três Dimensões da Comunicação da Sustentabilidade": informação, mudança e processo. Essas dimensões ocorrem, segundo a CEBDS, quando uma empresa deixa de fazer uma comunicação DA sustentabilidade e passa a fazer uma comunicação PARA a sustentabilidade.

O guia indica que as duas primeiras dimensões ("informação" e "mudança") acontecem necessariamente nessa ordem, e a dimensão "processo" se desenvolve à medida que as dimensões tomam forma, buscando que todas as ações sejam realizadas de uma maneira sustentável.

Mas, para que a comunicação sustentável seja uma realidade na empresa é preciso o profissional de comunicação sirva de exemplo aos seus colegas. "O processo de comunicação, à medida que busca a sustentabilidade, é um valor agregado para a empresa: desperta a atenção dos públicos externos interessados e aumenta a motivação do público interno".

O guia pode ser baixado na biblioteca EcoD.

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