quinta-feira, 11 de março de 2010

Centros culturais de Belo Horizonte recebem Festival do Minuto

Em março, o maior festival de vídeo da América Latina passará por Belo Horizonte. Os Centros Culturais Pampulha, Salgado Filho e Zilah Spósito exibem, até sábado, dia 13, os melhores vídeos de amadores e profissionais que compõem o Festival do Minuto. A promoção é da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

Criado pelo cineasta Marcelo Masagão, em 1991, o Festival do Minuto seleciona e exibe vídeos de até 60 segundos de duração. O cadastro de vídeos acontece durante todo o ano por meio do site www.festivaldominuto.com.br Os melhores vídeos são selecionados e exibidos pelo Festival em centros culturais de todo o país.

Em 2010, Belo Horizonte não ficou de fora do Festival. Os Centros Culturais da capital exibem os vídeos chamados de “os melhores minutos de 2009”. O Centro Cultural Pampulha exibe os vídeos até o dia 12, a partir das 14h30. No Salgado Filho, a mostra será exibida até o dia 13, a partir das 19h30. No Centro Cultural Zilah Spósito, a exibição acontece no dia 12, às 9h30 e 14h.

Festival do Minuto

O Festival do Minuto é hoje o maior festival de vídeo da América Latina. Em 2009, foi exibido em 614 pontos de 269 municípios do país. Essa grandiosidade inspirou festivais semelhantes em mais de 40 países. Na Holanda existe desde 1998, vinculado ao Sandberg Institute, importante escola de arte localizada em Amsterdam. A partir do evento brasileiro surgiram Festivais do Minuto em mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios.

Em 2007 o Festival do Minuto se tornou permanente e online, recebendo vídeos exclusivamente por meio do site. O acervo do festival inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia).

Mais informações pelo telefone 3023-5814.

Um comentário: