segunda-feira, 22 de março de 2010

Palestra com a Gestora Cultural Marcela Bertelli


No dia 19/03 assistmos uma palestra com Marcela Bertelli,Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia – UFMG, gestora cultural pela Fundação Clóvis Salgado-Palácio das Artes. Diretora da DUO - Informação e Cultura e Coordenadora de Projetos da COMUNA S.A (Pontão de Cultura). Professora de Planejamento, desenho e avaliação de programas e projetos, palestrante. Avaliadora do Prêmio Cultura Viva em 2007, organizadora da Oficina Conhecimentos Tradicionais, atividade integrante do Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural, realizado pelo Ministério da Cultura/Brasil.

Atuou como produtora cultural por 12 anos. Coordenou o projeto “Concertos para Solistas” - série de concertos no Grande Teatro do Palácio das Artes; Atuou como produtora nos festivais Eletronika Festival de Novas Tendências Musicais e Festival Mundial de Circo do Brasil. Coordenou os projetos “Concertos para a Serra”, ópera “As Bodas de Fígaro”, de diversos espetáculos de teatro e música, como a turnê nacional de Elomar Figueira Mello no projeto Cenas Brasileiras.

Marcela abordou aspectos históricos da cultura brasileira e assuntos relevantes da cultura contemporânea como multiculturalismo, cidadania cultural, alteridade/identidade, indústrias criativas e globalização.Falou ainda sobre a relação entre projetos culturais e desenvolvimento local e os limites e desafios das ações culturais como geradoras de desenvolvimento.

Outro ponto importante aconteceu na discussão sobre as competências do gestor no contexto contemporâneo da cultura e seus instrumentos de pesquisa, diagnósticos, e análise de resultados de pesquisas culturais.

Marcela ainda comentou sobre o chamado Marketing Cultural analisando a transição do conceito de ferramenta mercadológica a um instrumento contemporâneo para viabilização da produção cultural, para o exercício da Cidadania Empresarial e para o desenvolvimento cultural da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário